A monarquia e sua ultima festa.
Foi no histórico "Baile da Ilha Fiscal", a última festa do Brasil - Império. Teve como pretexto uma homenagem do visconde de Ouro-Preto, presidente do Conselho de Ministros, aos trezentos tripulantes do cruzador chileno Almirante Cochran, atracado no Rio de Janeiro.
No dia 9 de Novembro de 1889, os 4500 convidados. Jantar preparado por noventa cozinheiros e servido por 150 garçons: dezoito pavões, quinhentos perus, 64 faisões, oitenta quilos de camarão, trezentas peças de presunto, 1300 frangos, 1200 latas de aspargos, oitocentas de trufas, 12 mil sorvetes e quinhentos pratos de doces variados.
10 mil litros de cerveja e 258 caixas de champagne e vinho.
Veja a lista de objetos encontrados no salão na manhã seguinte: treze lenços de seda, nove de linho e quinze de cambraia, dezesseis chapéus e dezessete ligas, entre outras coisas.
A Monarquia terminou seis dias depois.
Em 1991, no governo Collor, o Palácio do Planalto consumiu 2,4 toneladas de camarões.
O que é o caviar?
O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam ser retiradas do peixe ainda vivo no prazo máximo de quinze minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas. O prato nasceu na Rússia nas cortes dos czares Ivan IV ( Ivan, o Terrível), Nicolau I e Nicolau II.
Comendo com pauzinhos
Na China da dinastia Shang ( 1766 a 1122 a.C.), levar à mesa um peixe ou um frango inteiro era considerado um ato bárbaro. Costumava-se comer com as mãos e cortar os alimentos com a mesma faca que se usava para matar os inimigos. Além disso, os chineses julgavam falta de educação obrigar um convidado a qualquer esforço durante as refeições. O problema foi resolvido com a invenção de um novo utensílio: os pauzinhos, que permitiam servir a comida em pequenos pedaços.
Ali, na China, os pauzinhos receberam o nome de kuai-tzu. No Japão, são conhecidos como hashi.
Pesquisa feita no guia dos curiosos.
Dora Dimolitsas
6 Comentários:
Interessante apesquisa, para contrastar com peru e outras iguarias desse fim de ano...
Por solfirmino, Ã s 6:24 PM
Dora você é mesmo mestre em todo seu trabalho sabe.Amiga
o jornal é que saira ganhando.
Parabéns
beijos da Ritinha
Por Anônimo, Ã s 3:34 AM
Acredito que
seu trabalho será muito produtivo
e tenha certeza,todos nos seus amigos estaremos te apoiando
Beijos Charles escrevo no anonimo por que é mais simples
Por Anônimo, Ã s 4:27 AM
Amei o Blogs,vou te ajudar na minha coluna.Ok!
Abraços amiga e um ano de sucesso.
Vamos fazer o livro que fala sobre a Família Carvalho.E depois vou publicar nos principais jornais do Brasil.Conte comigo.
Por Anônimo, Ã s 8:25 PM
[navy][b] BOA TARDE QUERIDA DORA!
Escrever é uma ARTE e
você amiga... É uma artista.
Vá em frente que vc é
Poderosa!
Bjossss e muito sucesso.
Olguinha.
Por Anônimo, Ã s 2:16 PM
Oi Doroty!!!
Você , realmente é uma pessoa mto especial e amei conhecer um pouco mais sobre vc. Mto importante o trabalho q desenvolve, eu trabalho na área social, mas tbém sou uma defensora ferrenha pelas causas ambientais, meu marido é especialista em meio ambiente, e o acompanho sempre q posso em congressos e seminarios e aprendi mto com isso, principalmente no q diz a respeito a rodovias pq ele é Engenheiro Civil e trabalha com meio ambiente e rodovias.
Mas meu mundo de atuação tbém procuro fazer o melhor por ser humano, pois trabalho com crianças e adolescentes, já trabalhei desde os carentes , especias , abando nados e atualmente com os q cometeram atos infracionais( robos estrupos assassinatos, em fim o q essa sociedade os proporcionou e q hj nõa tá facil mudar seus destinos , mas tbém acredito q não imçossivel.
Bem q bom te conhecer. te admiro mto.
Beijos
Lu
Por Anônimo, Ã s 12:12 PM
Postar um comentário
<< Home