.

10.1.07

Ecologia



Luiz: Luiz Cerqueira dos Santos
Luta de todas as maneiras
na defesa do meio ambiente, luta na defesa da Amazonia,da fauna e da flora.
Tem alguns site que tenta
a conscientização da população ingressou na Marinha de Guerra do Brasil. Especialista em máquinas térmicas e geração devapor em belonaves da Marinha pertenceu no serviço ativo por 11anos. Na área civil. Participou da montagemda Usina Siderúrgica de Tubarão e do quadro de seus funcionários.
Tem como prioridade A diminuição de poluentes para à atmosfera, enquanto em Instalações convencionais é de difícil controle. Um sistemaQue só a antiga União Soviética e o Japão, dispunha de tal tecnologia. Além de ecológico, o sistema garante melhor performance,





http://br.geocities.com/missoestelar/CamadaOzonioDoente.jpg




Ecologia
As pesquisas sobre o assunto, vem desde à antiguidade.
O Grego Teofrasto,seguidor de Aristóteles, observava e descrevia a relação dos organismos entre si e com o meio que os cercava.
É considerado o primeiro ecologista da História.
O termo ecologia foi criado pelo Biólogo e Zoólogo Alemão Ernest Haeckel.
O Brasil é considerado o país com a flora mais rica do mundo além da variedade da fauna.
Quase metade de todas as florestas tropicais se encontram no Brasil 42%do território Nacional.
A maior floresta do mundo a Amazônia com 5,5milhões de quilômetros 60% em território Nacional,
O rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água.
Existem no Brasil só 134 parques e reservas ecológicas, somente 4% do território nacional.
A Amazônia funciona como reservatório de carbono. O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia Que a (LBA) está fazendo do carbono na bacia Amazônica, deve ser concluído em 2008. Mas os resultados preliminares já ajudam o Brasil a enfrentar a polêmica entre cientistas e negociadores internacionais sobre o papel da floresta na manutenção do equilíbrio climático. O que nós fizemos até o momento mostra algo em torno de meia a uma tonelada de hectare de absorção positiva de carbono por ano",
“Embora seja popularmente chamada de Pulmão do planeta”, o funcionamento da Amazônia como reservatório de carbono, ajudando a combater o aquecimento global, é questionado por algumas pesquisas.
O fato é que há uma variação muito grande, de acordo com a área da Amazônia que se estuda, Enquanto regiões ao sul do Amazonas que fazem transição com o Cerrado, têm uma emissão basicamente igual à absorção, outras áreas mais secas, como Santarém, emitem mais carbono que absorvem. Mas, no geral, a absorção é positiva"
Comprovar a importância da Amazônia para o equilíbrio climático ajuda o Brasil a defender a proposta que está apresentando no Quênia, na 12ª Conferência das Partes.
(COP-12) da Convenção sobre Mudanças Climáticas. Em termos gerais, ela prevê uma contribuição voluntária dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento que.
Conseguirem reduzir suas taxas de desmatamento. A atmosfera precisará de aproximadamente 60 anos para reparar o buraco na camada de ozônio sobre o hemisfério Sul, segundo a organização meteorológica das Nações Unidas. Os cientistas afirmaram que será preciso esperar até 2065 para que o ozônio se recupere e o buraco sobre a Antártica se feche. O buraco na camada de ozônio da Antártica não piora desde o final dos anos 90, mas grandes aberturas na camada de ozônio são esperadas pelas próximas décadas, dizem os especialistas.
O prazo projetado para a recuperação foi prorrogado porque os clorofluorcarbonos, ou gases CFC, continuarão a vazar para a atmosfera durante os próximos anos. Porém, há motivos para comemorar, pois o nível de CFCs na atmosfera diminuiu. Buraco na camada de ozônioO enfraquecimento da camada de ozônio, provocado por poluentes que vazam de geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e outros dispositivos, expõe a Terra a uma faixa de radiação solar que é danosa para a vida. Excesso de raios ultravioleta pode provocar câncer de pele e destruir os vegetais que estão na base da cadeia alimentar planetária. O buraco de ozônio, forma-se todos os anos desde meados da década de 80, sempre no final do inverno do hemisfério Sul, e geralmente atinge sua extensão máxima em setembro. Imagens de satéliteUm software auxilia os cientistas a ter uma melhor visão ambiental do planeta. Imagens feitas por satélite são muitas vezes insuficientes para montar mapas como os que mostram a camada de ozônio. Como nem sempre os satélites conseguem obter todas as imagens necessárias, por questões técnicas ou climáticas, os mapas ficam incompletos, com diversos espaços em branco. É aí que entra o programa de computador desenvolvido pelos pesquisadores do Programa

5 Comentários:

  • Este assunto é fascinante amiga Dora
    Que bom que temos pessoas lutando para
    Salvar nossa Amazônia
    Brigity

    Por Anonymous Anônimo, às 7:28 PM  

  • Dora aqui é o Daniel
    eu quero que saiba que
    adorei suas materias,
    você é uma pessoa capaz de trasfor mar um assunto chato em algo agradavel e interessante.
    parabéns

    e parabéns para o jornal na escolha de seu nome.amigo Dani

    Por Anonymous Anônimo, às 6:34 PM  

  • êtâ lele
    como gosto de ver
    uma pessoa batalhando por algo nosso,se está pessoa é você
    fico mais feliz ainda.
    Amiga beijinho
    vai em frente
    Rosinha

    Por Anonymous Anônimo, às 6:42 PM  

  • BEM dORA FAZ UMA OTIMA EXPLANAÇOA SOBRE O TEMA CONTADO DESDE SEU SURGIMENTO DO TERMO ECOLOGIA VEJO NESTE TEXTO MUITA ABRANGENCIA E INFORMAÇÕES PERTINENTES A TODOS OS LEITORES

    Por Anonymous Anônimo, às 10:04 PM  

  • Dora eu amo as suas poesias,fico muito feliz por ter você como amiga.desde que nos conhecemos pelo orkut.venho acompanhando seus trabalhos.Um grande abraço!!

    Por Anonymous Anônimo, às 11:37 AM  

Postar um comentário

<< Home