.

23.5.07

SELMA FLAVIA

Nossa pagina de hoje falará sobre

florais com a profª


Selma Flávio


Nascida em São Paulo,

Profª Curso Internacional HealingHerbs – Floral de Bach

Sinatem 0879

Terapeuta Naturalista há oito anos, especialista em Terapia Floral. e Reiki

Palestrante com temas voltados para qualidade de vida.

Treinamento de pessoal e facilitadora na área de atendimento.

Professora Curso Internacional Healingherbs (Florais de Bach)

FORMAÇÃO NATURALISTA

- Formação em Terapia Floral - Associação de Essências Florais – ABRE-FLOR.

- Especialização em Florais de Bach pela Healing Herbs no Brasil, Flower Essences of fox Mountain (Certificado Internacional).

-Formação em Reiki, nível III - Associação Brasileira de Reiki, pelo Sistema USUI SHIKI RYOHO (Claudete França).

- Dentro do curso de Terapia Floral inclui os sistemas florais da Califórnia, Austrália, Minas (florais e fitoflorais) , Filhas de Guaia e Saint Germain.

- Consciência Energética, com Evelyn Scheven.

- Cinesiologia

- Abordagem Antroposófica da Fisiologia Humana, com Telma Buarque. - Radiestesia. - Bioletrografia (foto kirlian).

- Profª Curso Internacional Healingherbs (Florais de Bach)

PARTICIPAÇÃO EM TRABALHOS E ORGANIZAÇÕES DE EVENTOS

-Trabalho comunitário na Sociedade Amigos e Bairro do Jardim Sapopemba.




Palestra

- Trabalho Social com mulheres da Delegacia Feminina Eliana de Gramon.

- Monografia desenvolvida com o tema “LIDER” (Gestão Empresarial e as Essências Florais).

-Site profissional em

11 3537 4366 / e-mail selmaflavio@terra.com.br

construção – acesse http://www.ypros.com.br/jconte/

OS REMÉDIOS FLORAIS DO DR. BACH

“A doença é única e puramente corretiva: nem vingativa nem cruel, é o meio adotado pelas nossas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído.”

(Dr. Bach)

O QUE SÃO ESSÊNCIAS FLORAIS?

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos Por via oral, usada para tratar profundas questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Embora o uso de flores para a cura tenha muitos precedentes desde antiguidade, à aplicação precisa das essências florais em emoções e atitudes específicas foram desenvolvidas pela primeira vez por um médico inglês, o Dr. Edward Bach, na década de 1930.

Em geral, essências florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores intactas de jardim em um jardim em um recipiente com água, que é posteriormente diluída potencializada e conservada em conhaque. As preparações com qualidade requerem uma cuidadosa atenção à pureza do ambiente, à vibração e potência das flores, às condições celestes e meteorológicas, e um estudo sensível das propriedades físicas e energéticas da planta ao longo dos ciclos de crescimento.

Embora as essências florais se assemelhem á outros medicamentos apresentados em frascos com conta-gotas, elas não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. Como os remédios homeopáticos, as essências florais têm uma natureza vibracional. Elas são altamente diluídas, sob um ponto de vista físico, porém contém um poder sutil enquanto substâncias, pois incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Seu impacto não é o resultado de alguma interação na bioquímica direta na fisiologia do corpo. Pelo contrario, as essências florais atuam através dos vários campos de energias humanas, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

Para entendermos a ressonância vibracional das essências florais provém da holografia. Uma fotografia consiste em padrões de interferência de ondas luminosas, e qualquer parte deles contém informações sobre o todo e pode ser usada para recriar a imagem tridimensional original. Assim podemos descrever a água que contém as flores como sendo a receptora de uma espécie de impressão holográfica das qualidades essenciais da planta. Cada gota dessa água contém a configuração completa do arquétipo da planta. Ao diluirmos a essência floral, atenuamos a substância física da infusão de modo que ela deixa de ser bioquimicamente significativa.

Entretanto, toda a “mensagem” etérica (semelhante a uma holografia) da essência da planta permanece nas poucas gotas, altamente diluídas, que introduzimos em nossos corpos.

Sendo essências líquidas extraídas de flores que atuam beneficamente sobre nossos estados mentais, ajudando-nos a harmonizar nossos pensamentos e sentimentos. À medida que nos equilibramos internamente, podem ocorrer, conseqüentemente, curas físicas. Nenhum floral pode causar danos nem criar dependência. Em qualquer trabalho com essências florais espera-se que a pessoa procure seu auto-conhecimento e se responsabilize por seu desenvolvimento e crescimento pessoal. As essências florais funcionam através de ondas de energia cujas vibrações, pulsando na mesma freqüência das virtudes esquecidas, dissolvem os estados negativos, transformando-os em vibrações positivas. Assim, quando a alma está em conflito com a personalidade, ocorre o desequilíbrio, e a pessoa passa a sentir-se mal física e emocionalmente. Com o uso do floral na hora e na medida certa, pode-se recuperar a harmonia perdida.

O PIONEIRO DAS ESSÊNCIAS FLORAIS
Dr. EDWARD BACH

O Dr. Bach foi um pioneiro na compreensão do relacionamento das emoções com a saúde do corpo e da psique. Ele nasceu em Moseley, no dia 24 de Setembro de 1886. Moseley é uma pequena vila perto de Birmingham, na Inglaterra.

Aos 20 anos, em 1906. Entrou na Faculdade de Medicina de Birmingham e se formou em 1912, com 26 anos. Trabalhou no Hospital Universitário de Londres, onde recebeu vários títulos, como o de Patologista e graduou-se em Saúde Pública em 1914; de 1912 a 1930, foi um grande médico cientista e pesquisador. Em 1917, quando tinha 31 anos e trabalhava nos Laboratórios do Hospital Universitário em Londres, ele teve Lima forte hemorragia digestiva, foi levado com urgência para uma cirurgia e deram-lhe somente três meses de vida. A partir dai iniciou uma cobrança violenta por uma grande “Transformação Interna” para descobrir seu real papel pelo coletivo.

Em 1930, o Dr. Bach deixou sua clínica homeopática em Londres e se transferiu para a zona rural a fim de desenvolver um novo sistema de remédios naturais, feito com flores silvestres. Reconheceu a importância de emoções destrutivas tais como a depressão, o ódio e o medo. Junto com outros pioneiros da medicina psicossomática, ele percebeu o tributo devastador que as emoções e atitudes desequilibradas cobram do corpo humano.

Dr. Bach classificou trinta e oito (38) essências florais, distribuindo-as em sete (7) categorias de desequilíbrios. Assim agrupou as essências para lidar com: 1º-medos, 2º-indecisões, 3º-falta de interesse no presente, 4º-solidão, 5º-sensibilidade à influência e opiniões, 6º-desespero e 7º-preocupação, excessiva como outros.

  • Morreu dormindo em 27 de novembro de 1936 (de parada cardíaca com 50 anos de idade).

Resumo das 38 Essências do sistema dos Florais de Bach.

Os Florais de Bach

As 38 essências que ajudam a restabelecer um equilíbrio das emoções negativas:

AGRIMONY: Desassossego interior mascarado por uma fachada jovial e adiante.

ASPEN: Medos vagos de origem desconhecida. Pressentimentos ruins.

BEECH: Intolerante, crítico, não consegue entender os defeitos dos outros.

CENTAURY: Para os subservientes, pessoas tímidas e que são facilmente dominadas.

CERATO: Não confia em seu próprio julgamento.

CHERRY PLUM: Medo de perder o controle e a razão.

CHESTNUT BUD: Incapacidade de aprender com os erros passados.

CHICORY: Para pessoas do tipo "maternal”, mas que tendem a exercer um controle excessivo sobre as crianças, familiar e amigos.

CLEMATIS: Para os sonhadores - falta de interesse no presente.

CRAB APPLE: Para quem se sente fisicamente sujo, baixa auto-estima, vergonha de si mesmo.

ELM: Para os que em determinado momento sentem que não terão forças para cumprir suas responsabilidades.

GENTIAN: Desânimo, pessimismo. Desencorajado quando as coisas não dão certo ou quando há dificuldade de causa conhecida.

GORSE: Desesperança, desespero, depressão. Falta de fé, pessimismo.

HEATHER: Egocêntrico. Detesta solidão. Não sabe ouvir.

HOLLY: Ódio, raiva, ciúme, inveja, agressividade,

HONEYSUCKLE: Para quem vive no passado.

HORNBEAM: Sensação de "2ª feira de manhã". Cansaço.

IMPATIENS: Impaciência. Nervosismo.

LARCH: Sente-se inferior aos outros.

MIMULUS: Medos e temores por coisas conhecidas.

MUSTARD: Tristeza profunda sem explicação.

OAK: Trabalhador incansável.

OLIVE: Para o esgotamento total, mental ou físico.

PINE: Para culpa.

RED CHESTNUT: Preocupação excessiva e medo pelos outros.

ROCK ROSE: Susto, medo, pânico, terror.

ROCK WATER: Para os que são excessivamente rigorosos consigo mesmos. Perfeccionistas.

SCLERANTHUS: Incerteza, indecisão diante de duas opções.

STAR OF BETHLEHEM: Para o choque físico ou mental e suas conseqüências.

SWEET CHESTNUT: Para angústia extrema. Sensação de ter chegado ao limite.

VERVAIN: Para tensão. Fanático, dono da verdade tenta converter os outros às suas idéias e crenças.

VINE: Dominador. Ambicioso e determinado. Não pede, manda.

WALNUT: Protege de influências exteriores. Manter a mudança.

WATER VIOLET: Orgulhoso, indiferente. Prefere ficar sozinho.

WHITE CHESTNUT: Pensamentos indesejáveis e persistentes que atormentam.

WILD OAT: Pessoa ambiciosa, mas com dificuldade para escolher uma vocação profissional ou caminho, tornando-se frustrada e deprimida.

WILD ROSE: Resignação e apatia.

WILLOW: Para o ressentimento, amargura.

Rescue Remedy

Este floral é uma mistura de outros 5 florais combinados. Star of Bethlehem -, Rock Rose - Impatiens - Cherry Plum - Clematis

Este é o remédio do socorro e do resgate.

Do socorro em situações difíceis, de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, do resgate do equilíbrio de nossa energia deslocada por algum trauma energético. Tudo o que nos esvazia de energia recebe o nome de trauma energético: um susto, más notícias, um pesadelo, um acidente – que envolve ou não perda de consciência, e enfim, situações que exijam providências imediatas. Esta essência é amplamente utilizada, na sua forma "stock" ou diluída; ela traz alívio, tranqüilidade emocional, relaxamento muscular, quietude mental, confiança..

Tome florais com acompanhamento terapêutico, aqui se encontra apenas uma prévia de cada floral do sistema de Bach, hoje em dia possuem muitos outros e cada qual com um enfoque em especial.

Além do Bach temos Saint Germain, Minas, Califórnia, Austrália, Filhas de Gaia, Fox Montain, Deserto e outros...



Aqui amostra de alguns Floras





4 Comentários:

  • Muito informatico Dora. Esse assunto é fascinante. Beijos

    Por Blogger solfirmino, às 12:42 PM  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Gilson Pontes, às 1:59 AM  

  • Olá, Doroty Dimolitsas! Gostei demais do seu texto e até li todo. Chamou-me a atenção pela informação, digo de suma importância a Terapia Naturalista, através das ervas, que muitas vezes desconhecemos a sua importância vital. Parabéns! Sucesso. Sou colunita do REBATE. Veja meus trabalhos e comente se puder. Abraços.

    Por Blogger Gilson Pontes, às 2:01 AM  

  • Dora eu adorei o artigo, foi bastante esclarecedor e com o conhecimento da Selma tornou-se especial.

    Parabens!

    Leyde Freitas

    Por Anonymous Anônimo, às 11:19 AM  

Postar um comentário

<< Home