.

5.9.11

“FINAL DE SEMANA CULTURAL ARTPOP”







Nos últimos dias 19, 20 e 21 de agosto aconteceu em Cabo Frio o “Final de Semana Cultural ARTPOP”. A ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio elaborou várias atividades e eventos culturais, que contaram com a presença de 300 participantes de 20 estados brasileiros e 04 países. Muitas autoridades do meio cultural, como presidentes de academias e associações, estiveram presentes. As principais programações foram compostas por: Baile de Gala com Cerimônia Solene de Posse no Salão Nobre do Esporte Clube Tamoyo, Seminário Cultural Acadêmico no Teatro Municipal de Cabo Frio, Feira Literária, Exposição de Artes Plásticas e City Tour Cultural por toda a Cidade.
O Presidente Carlos Alberto ressaltou a importância da ARTPOP em propor esse tipo de intercâmbio, onde os participantes podem interagir e combinar novos encontros e, além de tudo, proporcionar o crescimento cultural.
O Final de Semana Cultural contou com o apoio das Secretarias de Cultura, Turismo e Transporte da Cidade de Cabo Frio, além do apoio cultural de quase 30 instituições de todo o Brasil e também da mídia escrita e televisionada.

Veja abaixo as atividades especificadas:

Baile de Gala com Cerimônia Solene de Posse
No dia 19, aconteceu no Salão Nobre do Esporte Clube Tamoyo, o Baile de Gala com Cerimônia Solene de Posse, onde inúmeros artistas tomaram posse nas categorias Benemérito, Honorário, Participativo, Associativo e Correspondente. A ARTPOP ainda inovou fundando a categoria Pré Acadêmico, dando posse a quatro novos acadêmicos nas idades entre 10 e 18 anos. São jovens que participarão de um programa de acompanhamento cultural.
Os pontos altos da noite ficaram por conta das apresentações musicais do músico Da Ghama (que também tomou posse como Acadêmico) e do teclado de Ralf Bravo, da homenagem prestada ao saudoso José Casimiro e da posse das atrizes Neuza Amaral e Eva Tudor.
Várias autoridades municipais prestigiaram o evento como a Vice Prefeita Delma Jardim, o Secretário de Cultura José Correia, o Chefe de gabinete do Prefeito, Alfredo Gonçalves, o verador Fernando do Comilão e o Presidente da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, Dinho.
A Lagos TV e a Jovem Tv estavam no local fazendo a cobertura, bem como inúmeros jornais da Região.

I Seminário Acadêmico Cultural
Com o tema: "Intercâmbio Cultural - O papel das Instituições para um futuro mais produtivo" foi realizado no dia 20, no Teatro Municipal de Cabo Frio, o I Seminário Acadêmico Cultural. Idealizado pela escritora e artista plástica Dyandreia Portugal, o Seminário foi um evento direcionado aos acadêmicos de diversas Academias, artistas em todas as modalidades, ligados a Associações e Fundações Culturais e convidados simpatizantes da cultura. O Seminário, que foi um sucesso de público, começou pela ARTPOP e pretende, percorrer anualmente todas as Academias que se propuserem a serem anfitriãs, fazendo o intercâmbio de informações, difundindo a cultura e unindo seus pares. A próxima academia anfitriã será a Academia de Artes e Letras Buziana, que já neste evento convidou os participantes para estarem presentes em Búzios no próximo mês de maio.
Caravanas de diversas instituições foram organizadas para estarem presentes a este Seminário. Entre os palestrantes desta edição, o Seminário contou com Diva Pavesi - Delegada da Academia de Letras e Artes de Paris e da Divine Isntitute, Joyce Cavalccante - Diretora da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, Eliane Mariath – Presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro e na mesa de debates, vários Presidentes de Academias. A Abertura ficou por conta do Secretário de Cultura José Correia.
Foram distribuidos materiais de credenciamento e o Seminário ainda contou com a realização de uma Feirinha Literária, organizada pela escritora Izabelle Valladares, uma Exposição de Artes Plásticas, o sorteio de quase 100 livros e materiais de pintura e a apresentação artísticas dos pré acadêmicos.
A TV Atlântica, do Rio de Janeiro, fez a cobertura do evento no local.

City Tour Cultural

No dia 21, encerrando o final de semana, uma caravana de artistas visitou vários pontos Culturais de Cabo Frio, entre eles, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, o mirante do Morro da Guia, o Museu José de Dome – Chariras, a Casa Atelier Carlos Sclier, o Bairro da Passagem, a Praia do Forte e o Forte São Matheus. Na ocasião não só os visitantes da cidade, mas também diversos moradores puderam se aproximar mais do acervo local e criar intimidade com sua própria história. O grupo foi acompanhando por um historiador da Secretaria de Turismo. O programa de TV “City Tour”, aproveitou a ocasião para gravar e acompanhar os artistas, registrando assim todas as atividades.

Para que tudo fosse realizado, a ARTPOP - Academia de Artes de Cabo Frio contou com alguns beneméritos que foram homenageados durante o Baile de Gala e com o apoio institucional das Secretarias de Cultura, Turismo e Transporte. O apoio cultural foi realizado pelas seguintes instituições:
AACLIP - Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá
ABBA - Academia Brasileira de Belas Artes
ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais
ABMA - Academia Brasileira de Meio Ambiente
ABRAMES - Academia Brasileira de Medicos Escritores
ABT - Academia Brasileira de Trovas
Academia de Letras do Brasil – Mariana/MG
Academia Guanabarina de Letras
ACLA/MG - Academia De Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais.
ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências
AELN - Academia de Escritores do Litoral Norte Gaúcho
AFBA – Associação Fluminense de Belas Artes
ALAB – Academia de Letras e Artes Buziana
ALAP – Academia de Letras e Artes de Paranapuã
ALeART – Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos
Divine Collection
Divine Institut des Arts et Culture
Editora Art Club
FALARJ – Federação das Academias de Letras e Artes do RJ
IHGN - Instituto Histórico e Geográfico de Niteroi
Inbras-CI - Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
Jornal Adralva Cultural
Jornal Poiésis
Ordem Pumart de Honra
Portal Saber Cultural
REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras
UBE – União Brasileira de Escritores
Valladares Books
Varal Do Brasil Editora










0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home