.

10.5.11

A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO" de Thiago de Menezes


A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO" de Thiago de Menezes


Apresentação: Baby Garroux e Prefácio: Clevane Pessoa


Editora: ALL PRINT SP / Edição: 1ª Edição - 2011.




Sucintos dados biográficos do autor: Conde Thiago de Menezes (H.E. Count Thiago de Menezes - Count of The Holy Roman Empire): Escritor Poeta e Jornalista; Presidente da FALASP e de várias Academias de Letras e Artes, qual a Academia PreAndina de Artes, Cultura y Heráldica e do PEN Clube de Itapira(SP). Vem expandindo cada vez mais a “Federação das Academias de Letras e Artes de S.Paulo –FALASP”, inclusive para várias cidades brasileiras e outros Estados, numa verdadeira teia cultural, que premia e agrega artistas e autores das mais diversas áreas, nomeando delegados culturais e representantes da mesma, fazendo parcerias produtivas. Embaixador Universal da paz pelo Cercle de Les Ambassadeurs Universeles de La Paix-CUAP, Genebra/França. Diretor de Intercâmbio Cultural Nacional e Internacional da ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, Thiago de Menezes, sobretudo, é homem de Mass media, tendo começado muito cedo em periódicos impressos, rádio e Tv. Grande preservador da memória cultural mantém, na sede da FALASP em Águas de Lindóia interessante pinacoteca. Em sua terra natal, Itapira (SP), orquestra a “AILA - Academia Itapirense de Letras e Ates”, onde outorga várias comendas e o Prêmio Editorial Maria Leandro Dupré (a renomada escritora Sra.Leandro Dupré), neste ano de 2011, concedido a Silvia Bruno Securatto (da Oficina do Livro Editora) e a Joyce Cavalccante, Presidente da REBRA e conselheira da RELAT (Red de Escritoras latinoamericanas).



Apenas neste semestre, Thiago de Menezes editou dois livros: “A Senhora da Bengala Mágica e Outras senhoras”, grande sucesso editorial, desde o lançamento, até “A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO”, um trabalho de pesquisa e preservação dessa mulher à frente de seu tempo, que tanto ocupou as páginas de periódicos da época. A história tem entrelaces com a sociedade vigente de então, o showbusiness brasileiro e o momento político.



É fascinante a história dessa feminista adepta do nudismo, sendo incomum que uma "jovem de família", com raízes italianas severas, no Brasil, fosse tornar-se LUZ del FUEGO, uma artista precursora contra os costumes, a que dançava com jibóias, em coreogafias criadas por ela, mostrando ao mesmo tempo, sensualidade e senso de humor. Um furor à sua época. Seu nome ganhou manchetes e foi menosprezada no seio familiar, mas jamais deixou de respeitar a própria personalidade, até sua morte. Thiago de Menezes a torna rediviva , qual círio votiva que jamais se apaga. Um livro que será inesquecível e será um dos lançamentos, no estande da All Printe, em Bienais do livro. Aguardem!



Li-o várias vezes, para prefaciá-lo e fiquei fascinada com a história, tão fiel à verdade .Contei ao autor que em pequena, conheci o primo de meu pai, Romolo Person (Rômulo pessoa), que filmara a dançarina, em preto e branco. No You Tube há uma parte dessa filmagem. Apraz-me saber que um escritor jovem ama preservar a memória tal qual ele o faz, tendo iniciado sua carreira de autor com a biografia de Celly Campello (roqueira brasileira), livro já esgotado e que deveria realmente ser reeditado. Não parou mais, tendo em seu currículo, uma boa quantidade de livros escritos. Aguardamos um de poemas, já em fase de seletiva. Luz del Fuego torna-se mais fascinante dentro do enfoque veraz e instigante de Thiago de Menezes, que a apresenta com sua força feminina total e sua arte, alémde ilustrar o livro com fotos muitos interessantes de época (acervo pessoal do autor). Voltarei a este assunto!



Clevane Pessoa



Jornalista – Belo Horizonte, MG



hana.haruko1@gmail.com

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home