.

2.10.11

Atmosfera de Júpiter faz como furacões

http://youtu.be/
http://www.youtube.com/index?feature=youtu.be



Atmosfera de Júpiter faz como furacões, são duas vezes tão larga quanto a própria Terra, gerando ventos monstro perto 644 km por hora 400 mph e raios que são 100 vezes mais brilhante que um raio terrestre. O planeta gigante também libera um tipo de radiação que é letal para os seres humanos sem proteção.

De qualquer forma, a mais estranha característica de Júpiter pode ser uma "sopa" em suas profundezas, composta por um líquido que ocupa 40,233 km exóticas [25.000 milhas] e que mexe dentro deles, chamado: hidrogênio metálico líquido.

Juno lançamento da sonda
O lançamento da nave espacial Juno ocorreu em 05 de agosto de 2011, Kennedy Space Center (KSC Kennedy Space Center, ou, por sua sigla em Inglês). Créditos: R.S. Wright Jr.

"Aqui na Terra, o hidrogênio é um gás incolor, transparente", disse Scott Bolton, que é o principal pesquisador da missão Juno. "Mas, no centro de Júpiter, o hidrogênio é convertido em algo estranho."

Júpiter é composto de hidrogênio 90%, 10% de hélio e uma pitada de outros elementos. Nas camadas exteriores da gigante de gás, o gás hidrogênio é como na Terra.

Júpiter é hidrogênio cerca de 70% em massa, mas 90% dos átomos de hidrogênio são Júpiter.

Metálicos Oceano


Partilha de vídeo no YouTube por ScienceAtNASA

Mas, como você ir mais fundo, a pressão atmosférica intensa do gás torna-se gradualmente um líquido espesso. Finalmente, a pressão se torna tão grande que "espreme" os elétrons dos átomos de hidrogênio e que o líquido se torna um condutor, como metal.

Abaixo da espessa atmosfera de 1.000 km de espessura, acredita-se que uma camada de hidrogênio líquido se estende a uma profundidade de 20.000 km. Considera-se também que há uma profunda camada de hidrogênio metálico líquido, a uma pressão de 3 milhões de barras. Pensa-se que o centro é composto por uma liga de níquel-ferro, pedra, etc., A uma temperatura que se estima ultrapassar os 20.000 C.

Juno é uma nave espacial impulsionada por energia solar, que orbitam pólos de Júpiter 33 vezes, a fim de saber mais sobre a origem, estrutura, atmosfera e magnetosfera do gás gigante e investigar a existência de um núcleo sólido planetária.

Como isso é líquido?

"Hidrogênio líquido metálico tem uma baixa viscosidade, como água, e é um bom condutor de eletricidade e calor", diz David Stevenson do Caltech, um especialista em estrutura de evolução, formação e planetária. "Como um espelho reflete a luz, de modo que, se estivesse imersa em que [eu espero que nunca é], eu não conseguia ver nada."

Auroras de Júpiter
Esta visão de raios-X combina as emissões de auroras de Júpiter, como pode ser visto pelo Chandra da NASA X-ray Observatory com um planeta de luz visível de imagem de gases, ao mesmo tempo tomadas pelo Telescópio Espacial Hubble. No momento da auroras de Júpiter ocorrer.

Aqui na Terra, o hidrogênio metálico líquido tem feito em experimentos realizados com ondas de choque, mas como o hidrogênio não permanece nessa forma, só foi produzido em pequenas quantidades por períodos muito curtos. Se os pesquisadores estiverem certos, o núcleo de Júpiter pode ser preenchido com este oceanos líquidos.

Há tanto hidrogênio líquido metálico no interior do planeta Júpiter, que se transforma em um gerador enorme. "A camada profunda de hidrogênio metálico líquido ea rápida rotação de Júpiter [aproximadamente 10 horas] criam um campo magnético de 724.200 milhões de quilômetros [450,000,000 milhas] de comprimento, o maior do sistema solar", disse Bolton.

A magnetosfera de Júpiter pode produzir até 10 milhões de amperes de corrente elétrica, com que as auroras de luz de pólos de Júpiter em um mais brilhante do que qualquer outro planeta.

Embora os cientistas estão muito confiantes de que não há hidrogênio metálico líquido no interior de Júpiter, não sei exatamente como está estruturada dentro do planeta gigante. Por exemplo, onde é que o hidrogênio é transformado em um driver? Júpiter faz dentro de um núcleo de elementos pesados? A missão Juno vai ajudar a responder essas perguntas-chave.
"Com o mapeamento do campo magnético de Júpiter e do campo gravitacional e composição atmosférica, Juno nos dará informações valiosas sobre como é feito no interior de Júpiter."
É importante compreender este gigante como uma grande influência na formação do sistema solar. Júpiter foi formada da maioria dos escombros deixados após o sol tomou forma a partir da nebulosa solar. O planeta mantém o status ea composição do material que foi apenas depois que o sol formado

"Ele tem a receita secreta, que é formado pelos primeiros planetas do nosso sistema solar", diz Bolton. "E nós queremos isso."

Com o lançamento que teve lugar em 05 de agosto, 'Jupiter se torna nosso laboratório, e Juno na nossa ferramenta para descobrir os segredos dos gigantes de gás ", disse Bolton. Na verdade, Juno descobre que poderia ser muito raro.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home