.

28.11.07

Virginia uma Artista visual,























professora, Poeta, uma artista visual























Biografia: Virgìnia Fulber
Completei o Cusro Normal ( Magistério em NH em 1974)
Após concluí meus estudos em diversos Estados Brasileiros, inicialmente SP. GO,MT,
BA e Rio de Janeiro)
Desde muito pequena desprezei a ignorância, constatei que esta é a responsável
Pelas dores , perdas, separações, em nosso mundo, tanto num círculo pequeno
Como no familiar como no plano Planetário.
Busco a HARMONIA .Minha energia coloquei na busca do conhecimento, do entendimento
Para tanto não me bastaram os estudos, os livros, a Universidade, fui à campo, empreendi, uma caminhada
pessoal . No viajar , que aprendi com meu pai, apreendi a”outrar-me” e este ensinou-me a”ouvir o silêncio”.
Na literatura meu inicio foi Hermann Hesse, aos13 anos meu irmão trouxe O Lobo da Estepe, daí em diante
Busquei no oriente, a partir da leitura de Sidartha (H.Hesse), matar minha sede espiritual. Nas leirutas
Budistas e a pratica do Yôga nas suas diversas modalidades uma fonte de equilibrio entre corpo/mente.
Na Filosofia foram Nietzsche e Spinoza, Rousseau, B. Russel e H. Thoreau, e Heidegger meus companheiros de estrada.
Atualmente estou encantada com o pensamento de Jurandir Freire Costa.
No campo da Antropologia meu maior vôo foi concretizar o sonho de viver entre os índios, na Aldeia Pimentel Barbosa na Serra do Roncador, (1983)onde fui recebida como a primeira branca a ser “convidada”
pelo Cacique Warodi para estar entre eles. Esta Aldeia mantinha preservada sua cultura, até onde os
Padres e a FUNAI, permitiram. Hoje sei o porque do convite, do Cacique à mim. O entendimento que
houve entre nós a nível inconsciente, pois nossos primeiros contatos foram totalmente silenciosos,
( telepáticos) apenas trocamos olhares, energia. Sim hoje entendo que que Warodi percebeu
e amou em mim, o desprendimento, não estava à sua frente com motivos egóicos, o que me
movia e sempre moveu foi esta busca verdadeira de conhecimento sem pretenção que não
fosse a genuína vontade de conhecer por necessidade, uma necessidade ontológica e biológica
à qual me rendi.
Na Psicologia FREUD, é minha luz, é brilhante como pensador da Cultura principalmente e a coragem de tocar no maior tabu a sexualidade, apesar de agregar ao meu trabalho W. Reich e pós Reicheianos
E tantos outros mestres.
Na prática de meu trabalho que é um conjunto das minhas experiências, me identifico com
Gerda Boysen.
Na poesia encontro-me em várias almas, mas principalmente em Fernando Pessoa um alento .
Amo as manifestações Artísticas pois na sua obra o artista se põe inteiro.
A Arte é potência em movimento. .Na liberdade da criação um encontro o re-ligare .
Na dança uma redenção!
Meu NORTE minha intuição...
Minha pretenção; continuar fiel aos meus princípios.
Virgínia M. Fulber , Professora e Bioterapeuta
Novo Hamburgo, setembro/1994



































2 Comentários:

  • Muito obrigada Dorinha,
    fiquei emocionada com esta homenagem-surpresa.
    Iconizar minha singela art-poética neste veículo .
    Abraço de carinho e admiração,
    tua de sempre virgínia além mar poeta

    Por Blogger virgínia além mar floresta vicamf / , às 11:12 AM  

  • QUE LINDOOOOOOOOO!!!!!!
    Parabens Doroty, pelo prazer de ver
    nossa querida Poeta da Natureza
    bela Virgínia além mar, amiga mais
    do que querida...nessa homenagem
    tão LINDA e merecida...
    Parabéns Vi amada...Maravilhosas
    tuas poesias...sempre me deixam
    emocionada...OBRIGADA SEMPRE...

    Beijos Doroty
    Beijinhos Vi cheios de admiração e
    carinho da Li Andorinha que te quer
    muito bem

    Por Blogger Eliana f.v. - Li Andorinha -, às 10:04 AM  

Postar um comentário

<< Home